Virgílio Varela | Confiança Criativa
14976
page-template-default,page,page-id-14976,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.8,qode-theme-bridge,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-16902,elementor-page elementor-page-14976
 

Confiança Criativa

Pensar criativamente é pensar em variedade e futuras possibilidades. E é pensar contra estereótipos e modelos conhecidos. É correr o risco de fracassar.

A cultura organizacional é um fator central para o sucesso ou fracasso da promoção da inovação e da criatividade nas empresas. As pessoas são o motor de mudança das organizações. 

Um ambiente aberto e estimulante na empresa, e pessoas confiantes nas suas capacidades criativas, são condição fundamental para processos criativos fluídos e processos de inovação contínuos.

O conceito da ‘Confiança Criativa’ centra-se na convicção que todas as pessoas têm o potencial e a capacidade de provocar mudanças no mundo em que vivemos.

O nosso cérebro foi desenhado para resolver problemas, é algo que nos é natural. Todos temos a capacidade de pensar criativamente, mas alguns desenvolveram mais as suas aptidões criativas do que outros, devido aos seus contextos educacionais e profissionais.

OBJECTIVOS

Com base neste enquadramento, procuramos com este workshop desafiar os mitos e desbloquear os fatores que impedem a criatividade inata de cada participante. Através de um olhar apreciativo e uma postura positiva, queremos tornar visível, que a criatividade já existe em cada um, aumentando desta maneira a zona de conforto e a confiança criativa de todos os participantes.

Pretendemos que cada participante:

Reconheça a importância da criatividade na sua vida pessoal e profissional;

Conheça melhor o seu potencial criativo através de um diagnóstico de criatividade;

Aumente a autoconfiança no seu potencial criativo inato;

Ganhe coragem de experimentar coisas novas e de ‘brincar’ com ideias;

Perca o medo de errar em processos de inovação;

Fique motivado para trabalhar mais em equipa;

Utilize a escuta e o feedback para ativar a inteligência coletiva do grupo;

Compreenda como problemas e desafios são oportunidades  para a inovação;

Desenhe um plano de ação de criatividade a curto/ médio prazo;

Aprenda a olhar para as atividades da empresa de forma diferente e inovadora.

METODOLOGIA

Nas atividades desta formação vamos utilizar uma metodologia pedagógica participativa, “learning by doing”, para facilitar a aquisição do conhecimento e a geração de novas ideias em grupo. Os exercícios práticos e as técnicas aplicadas provêm das áreas metodológicas da Criatividade, do Inquérito Apreciativo, do Creative Problem Solving, dos Princípios do Jogo, do Teatro de Improvisação, do Dragon Dreaming e do Design Thinking.

PROGRAMA

Duração: 8 horas (ou 2 sessões de 4 horas)

– O que é a Criatividade? O que a Confiança Criativa?

Mitos sobre a criatividade, exemplos inspiradores, jogos para a confiança criativa.

Técnicas de pensamento criativo, parte 1.

– A importância do erro.

O medo de errar (Freeze , Fight ou Flight ), o poder da vulnerabilidade no processo criativo.

O jogo como ferramenta de conexão.

Técnicas de pensamento criativo, parte 2.

– Comunicação carismática.

Técnicas de pensamento criativo, parte 3.

– O meu EuGénio criativo.

Técnicas de pensamento criativo, parte 4.

Plano de ação: a criatividade aplicada no universo pessoal e profissional.

 

“Não sabendo que era impossível foi lá e fez”
Jean Cocteau

TAKEWAY

Um dos maiores preconceitos que existe, é aquele que temos em relação a nós próprios: que não somos capazes, que não somos bons suficientes, que não somos criativos.

  1. O principal Take Away do workshop é o reconhecimento das capacidades criativas de cada participante, do grupo e de toda a empresa numa visão alargada. Depois de ganhar familiaridade com o pensamento criativo, os seus processos e técnicas, cada participante terá a oportunidade de apreciar a sua criatividade e de expandir na prática a sua autoconfiança criativa.
  2. Os participantes poderão reduzir a ansiedade perante as incertezas, aproveitar o potencial criativo do fracasso, adotar uma atitude de curiosidade, fortalecer a capacidade de gerar ideias inovadoras e possíveis de colocar em prática, num mundo em constante mudança.
  3. Colaboradores mais confiantes e capazes criativamente criam ambientes positivos e melhores resultados para os seus locais de trabalho.
  4. No final do workshop os participantes recebem um Certificado de Participação.

DESTINATÁRIOS

O workshop Creative Confidence destina-se a profissionais, de todas as áreas do conhecimento, que pretendam ir além do óbvio e diferenciar-se.

  • Profissionais que queiram encontrar soluções criativas para os seus problemas/desafios/oportunidades da vida profissional e pessoal.
  • Qualquer pessoa que deseja pensar e fazer diferente.