Trabalho que Reconecta

vivendo as perguntas juntos
Como respondemos internamente ao sofrimento e destruição do planeta?
Qual pode ser o novo normal depois da pandemia?
Que práticas podemos explorar para lidar com o trauma colectivo?
O que contribui para a nossa separação e desconexão?
Que formas de poder alternativas existem no inconsciente colectivo?
Como a gratidão pode transformar as nossas relações?
O que acontece quando transformamos o desespero e deslumbre em acção colaborativa inspiradora?
O que podemos aprender com o conceito de Tempo Profundo (Deep Time)?
Que acções podemos criar que sustentam a Vida no planeta?
ESTE TRABALHO É PARA QUEM DESEJA
– Conhecer práticas que incluem o diálogo profundo, meditações, interações em pequenos grupos e dinâmicas de interconexão com a natureza.
– Compreender perspectivas extraídas da ciência dos Sistemas Vivos, da Ecologia Profunda, e das tradições espirituais que facilitam a nossa conectividade existencial com a Teia da Vida.
– Experimentar um sentimento de comunidade, coragem e inspiração.
– Ter a oportunidade de partilhar com outros as suas respostas interiores à condição actual do nosso mundo.
– Despertar a resiliência para viver a plena Consciência da Grande Virada e abraçar a incerteza.
– Descobrir uma nova relação com o mundo.
– Ganhar motivação e ferramentas para servir e agir em benefício da grande comunidade da Terra.
– Identificar pontos fortes e recursos que podemos mobilizar para reflectir o nosso compromisso por um mundo mais belo, e que sabemos ser possível.
– Inspiração para transformar as nossas instituições, em benefício de todos os seres
– Aprofundar a nossa compreensão da relação uns com os outros, com outros seres na teia da Vida, com o passado e com o futuro.
– Ter planos e motivação para a construção de uma cultura sustentável e justa.
– Vivenciar práticas que fortalecem a interdependência, a responsabilidade e inspiram a agir para uma mudança social e cultural radical rumo a uma sociedade que afirma a Vida.
o trabalho que reconecta
O Trabalho que Reconecta foi criado há mais de 40 anos pela eco-filósofa Joanna Macy. Tem como propósito convidar as pessoas para um novo relacionamento com o mundo, empodera-las para que façam parte da Grande Virada e reclamem para si, as suas forças e recursos para contribuir para a regeneração do planeta.
O Trabalho Que Reconecta é informado pela Ecologia Profunda, Pensamento Sistémico, Teoria de Gaia, e tradições espirituais (especialmente ensinamentos budistas e indígenas). O que existe de comum a todos estes temas é uma visão não linear da realidade.
O Trabalho que Reconecta é um conjunto de práticas desenvolvido para compreendermos melhor o nosso lugar no mundo e dar-nos uma visão de onde e como agir neste momento de transição global.

O Chamado para o retiro Vivencial
30, 31 de outubro e 1 de novembro de 2020
“Agora é chegado o momento em que uma enorme coragem- moral e física – requerida dos Guerreiros de Shambhala, pois devem penetrar no coração dos poderes bárbaros para desmontar as suas armas(…)”
Escutei um chamado interno e também colectivo que me motivou a procurar parceiros para esta viagem. Um Retiro vivencial sobre o Trabalho Que Reconecta para aproximar-nos da natureza e da nossa essência.
Este retiro foi especialmente desenhado para este momento de reconfiguração global que todos vivemos como uma forma de reclamarmos a nossa soberania e alinhamento com o futuro que queremos.
Convido-te a fazer parte deste encontro que emerge de um lugar de sede por troca, afecto e conversas olhos-nos-olhos. O desenho deste trabalho presencial pretende ser sistémico para reerguer-nos, des(criarmos) o velho e comprometermo-nos na co-criação do novo, de dentro para fora.
“Agora os guerreiros de Shambhala sabem que essas armas podem ser desmontadas. Isso porque elas são Mano Maya – feitas pela mente. Se elas são feitas pela mente e elas podem ser desfeitas pela mente humana. Os perigos que ameaçam a vida na Terra não são impostos a nós por alguma forma extraterrestre, deidade ou mesmo por um futuro predestinado. Eles surgem das nossas decisões, das nossas relações, dos nossos hábitos de comportamento e pensamento.” Joanna Macy
Local - Biovilla sustentabilidade

Espaço acolhedor e com uma energia que inspira e regenera. Foi criado para a inovação e união em prol das soluções colectivas para os desafios actuais do mundo. Localizado em Palmela, oferece-nos uma experiência vivencial de um mundo mais sustentável.
Visita o site do projeto aqui: http://www.biovilla.org
“Temos, sobretudo, que aprender duas coisas: aprender o extraordinário que é o mundo e aprender a ser bastante largo por dentro, para o mundo todo poder entrar” Agostinho da Silva
PROGRAMA
Sexta (30)
Boas vindas – Apresentação Espiral Trabalho que Reconecta – Jantar
Sábado (31)
Check-in – Sessão Gratidão – Almoço – Sessão Honrar a Dor – Jantar
Domingo (01)
Check-in – Sessão Ver com Novos Olhos – Almoço – Sessão Seguir em Frente – Fecho e Celebração
Além dos conteúdos e das práticas, o programa poderá incluir meditações, dança, dramatização, trabalho com barro, momentos de exploração na natureza, desenho, journalling e movimento.
Todas as actividades visam conectar-te com a sabedoria mais profunda dentro de ti.
O QUE Está inclUÍDO
Facilitação do programa
Materiais
Hospedagem em quarto duplo
Alimentação (refeições e coffee-breaks)
Investimento
320€ + IVA