Virgílio Varela | Quem sou
10
page-template-default,page,page-id-10,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.8,qode-theme-bridge,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-16902

Quem sou

Antes de mais, sou pai de uma criança que me inspira e me lembra a minha criança interior que se manifesta através da criatividade e da serendipidade.

Sou um consultor e formador certificado com uma vasta experiência de trabalho em diversas metodologias e sistemas de capacitação de grupos e organizações.São exemplo metodologias como Dragon Dreaming – desenho e gestão de projectos colaborativos e sustentáveis, Participatory Rural Appraisal, Asset Based Community Development, Jogo Oásis-Instituto Elos, Open Space Technology, Design Thinking.

Nos últimos 20 anos tenho desenvolvido a minha experiência no desenho de projectos e no trabalho com jovens, adultos e grupos em países como Portugal, Brasil, Alemanha, Espanha, Reino Unido,Polónia, Latvia e Moçambique. O meu conhecimento prático como gestor em grandes empresas(Fundação EDP),no sector público(IPDJ, Camden Council of London) e o trabalho com organizações da economia social(TESE) permitiu-me ter um entendimento sólido do potencial da colaboração em contextos sociais,público e empresariais.

Faço mentoria e dou formação em Empreendedorismo Social nos cursos powered by INSEAD no Instituto de Empreendedorismo Social-Social Business School. Concluí um mestrado em Educação pelo King’s College-University of London em Inglaterra. Sou orador em vários eventos e conferências em tópicos como Inovação Social, Inovação Comunitária, Empreendedorsimo Social,Angariação de fundos,Educação pela Arte e voluntariado.

Sou também autor e apresentador da rubrica de televisão Inovadores Sociais na RTP África onde entrevisto inovadores sociais de todo o mundo.

Recentemente fundei com o Possibilities Institute com John Croft (co-criador da metodologia Dragon Dreaming, Lizandra Barbuto e Marco Steiger com o objectivo de co-criar novas formas de aprendizagem que contribuam para o aumento da resiliência humana nesta periodo de transição.