Virgílio Varela | Sobre
14950
page-template-default,page,page-id-14950,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.8,qode-theme-bridge,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-16902,elementor-page elementor-page-14950

Sobre

inspirar acções com significado

O meu propósito é inspirar sonhos e acções com significado: facilitar processos onde pessoas e organizações são a melhor versão de si mesmas. Acredito que desta forma criamos equipas melhores, comunidades mais fortes e resilientes e contribuímos para um planeta melhor. Por isso facilito programas inovadores que contribuem para a transformação de pessoas e organizações em mudança. Utilizo  metodologias inovadoras, inteligência emocional, processos, jogos e dinâmicas originárias de todo o mundo, que contribuem para resultados alinhados com o propósito.

Programas

Facilitamos programas inovadores que contribuem para a transformação de pessoas e organizações em mudança.Utilizamos metodologias inovadoras que incluem ferramentas de inteligência emocional, processos participados, jogos oriundos de todo o mundo que contribuem para resultados alinhados com o seu propósito

consultoria

A consultoria que oferecemos permite co-criar soluções para os desafios dos clientes e fornecer ferramentas mais humanas para uma maior resiliência e autonomia.Temos experiência no trabalho com empresas e organizações do sector público
e privado e da economia social
a nível nacional e internacional. al.

palestras

As palestras que realizamos são empáticas, interactivas e despertam no público o desejo de conhecer mais e agir.Temos experiência em falar sobre temas relacionados com cempreendedorismo social, criatividade, inovação social, metodologias colaborativas e participativas, educação, motivação, resiliência e vulnerabilidade.

Os valores

EMPATIA

A difícil capacidade de ver o mundo como os outros vêm. Ser capaz de comunicar o que entendemos dos sentimentos da outra pessoa, para podermos criar relações mais genuínas que traduzam quem realmente somos. A empatia traz a dimensão humana aos nossos projectos.

colaboração

 É a colaboração que nos permite realizar sonhos e projectos maiores que nós próprios. E nesta óptica, a colaboração permite-nos enfrentar os desafios e as mudanças constantes que acontecem no mundo. Na sua essência procuro o Ganha-Ganha-Ganha em todas as parcerias e interacções.Ganhos para a pessoa, o grupo ou comunidade e para o ambiente 

criatividade

Algo que é intrínseco a todo o ser Humano e que pode sempre ser desenvolvido para potenciar novas descobertas, novas soluções por um mundo melhor. A serendipicidade – uma das minhas palavras favoritas e que significa fazer descobertas, aparentemente, ao acaso.E a intuição, um tema que me tem interessado muito e com o qual tenho aprendido. 

confiança

Saber que podemos contar com quem trabalhamos e estabelecemos parcerias; assegurar que eles podem contar connosco. A confiança que somos capazes de dar o nosso melhor em tudo o que fazemos e nos propomos a realizar.Ter a humildade de aprender sempre com quem trabalhamos e confiar nos processos que desenvolvemos.

preservar a vida

Este é um conceito que abarca várias ideias, a do respeito pela vida humana, pelos talentos e recursos que cada um tem e que a natureza nos disponibiliza. A valorização, reconhecimento e celebração de cada um. A linguagem e a comunicação que promove a vida, a paz e o respeito mútuo. 

SIGNIFICADO

A visão e os valores estariam incompletos sem esta última ideia: Que o trabalho que realizamos tenha significado e inspire a transformação para uma realidade futura melhor.

VISÃO

A minha visão é partilhar as melhores abordagens, metodologias e ferramentas para que empresas, grupos e indivíduos possam de uma forma criativa, colaborativa e sustentável realizar os seus sonhos, visões e objectivos. Parte da minha felicidade está neste processo de partilha e de colaboração.

Virgílio Varela

Tecnologias que inspiram acções com significado

Sou pai de uma criança que me inspira e me lembra a minha criança interior que se manifesta através da criatividade e da serendipidade.

Sou um consultor e formador certificado com uma vasta experiência de trabalho em diversas metodologias e sistemas de capacitação de grupos e organizações. São exemplo metodologias como Dragon Dreaming – desenho e gestão de projectos colaborativos e sustentáveis, Participatory Rural Appraisal, Asset Based Community Development, Jogo Oásis-Instituto Elos, Open Space Technology, Design Thinking.

 

Nos últimos 20 anos tenho desenvolvido a minha experiência no desenho de projectos e no trabalho com jovens, adultos e grupos em países como Portugal, Brasil, Alemanha, Espanha, Reino Unido,Polónia, Latvia e Moçambique. O meu conhecimento prático como gestor em grandes empresas(Fundação EDP),no sector público(IPDJ, Camden Council of London) e o trabalho com organizações da economia social(TESE) permitiu-me ter um entendimento sólido do potencial da colaboração em contextos sociais, público e empresariais.

Faço mentoria e dou formação em Empreendedorismo Social nos cursos powered by INSEAD no Instituto de Empreendedorismo Social-Social Business School. Concluí um mestrado em Educação pelo King’s College-University of London em Inglaterra. Sou orador em vários eventos e conferências em tópicos como Inovação Social, Inovação Comunitária, Empreendedorsimo Social,Angariação de fundos, Educação pela Arte e voluntariado.

Sou também autor e apresentador da rubrica de televisão Inovadores Sociais na RTP África onde entrevisto inovadores sociais de todo o mundo.

Recentemente fundei com o Possibilities Institute com John Croft (co-criador da metodologia Dragon Dreaming, Lizandra Barbuto e Marco Steiger com o objectivo de co-criar novas formas de aprendizagem que contribuam para o aumento da resiliência humana neste período de transição.

Ler mais